Entrevista: Cleiton Saraiva fala sobre 1º CD

Cleiton Saraiva

“Esse CD fala da minha verdade”

Em Ti é meu Lugar. Esse é o título do CD de estreia do cantor e compositor Cleiton Saraiva, novo lançamento da CODIMUC. Natural do Acre, o músico mora há dois anos em São Paulo (SP), onde participou de alguns projetos de evangelização, como o Louvor Acústico, lançado em 2010.

Num bate-papo com o jornalismo da CODIMUC, Cleiton falou sobre o início do ministério, a mudança para o Sudeste, as escolhas do repertório, o título do disco e sobre a sua visão a respeito do cenário atual da música católica no Brasil.

CODIMUC – Como surgiu a ideia desse trabalho?

Cleiton Saraiva – Eu canto desde os 9 anos de idade, e a primeira vez que fui vocalista de uma banda foi aos 15. Desde lá, eu já sonhava com esse CD e com o que Deus estava preparando para mim. Foi um período de muita espera.

Antes de iniciar a produção desse CD, participei de alguns projetos, como o Louvor Acústico, por exemplo, que durou dois anos e com o qual viajei o Brasil. Durante esse período, eu já fui pensando como seria o meu trabalho solo, ouvindo músicas, compondo e montando o repertório.

CODIMUC – Por que o título “Em Ti é meu Lugar”?

Cleiton Saraiva - Eu pensei em vários nomes. Queria algo que tivesse a ver com o que eu estava vivendo. Eu havia saído da minha terra para me dedicar à missão e expandir meu ministério. E  a maioria das músicas do CD falam justamente disso: deixei o meu lugar para ir a águas mais profundas, em busca do que Deus havia preparado para mim.

Em Ti é meu Lugar fala muito dessa realidade, de tudo o que passei, os vários lugares por onde andei pela missão. O CD carrega essa certeza de que o nosso lugar é em Deus.

CODIMUC - Aproveitando, fala um pouco das suas origens. De onde você veio e como foi essa mudança para São Paulo?

Cleiton Saraiva - Eu sou natural do Acre. Sou de uma cidade chamada Cruzeiro do Sul, mas vivi muito tempo em Manaus (AM). Vim para São Paulo há dois anos para dar seguimento à missão.

Foi um tempo bem difícil. Não foi fácil aceitar o que Deus me propunha e me lançar. Mas a maneira como as coisas foram acontecendo foi me dando certeza de que era isso mesmo. O que o Senhor me falava ia se confirmando nos acontecimentos.

- Como você define o CD “Em Ti é meu Lugar”?

Cleiton Saraiva - Esse CD fala da minha verdade. Eu acho que quando a gente faz um trabalho sincero, quando a gente apresenta às pessoas aquilo que está no coração da gente, elas também absorvem essa verdade. Elas entendem que essa é a verdade de Deus a nosso respeito. Então estou muito feliz com o CD, com a qualidade da produção, mas também com a experiência que adquiri ao longo desse tempo.

CODIMUC - Como foi a seleção das músicas?

Cleiton Saraiva – Eu procurei selecionar as músicas de acordo com a minha vivência. Busquei referências onde eu via que tinha alegria, que tinha verdade, que partia realmente do coração das pessoas. Inevitavelmente tive influências musicais também em algumas bandas católicas. Também fui buscar referências lá no meu grupo de oração e na Fraternidade Irmãos da Caridade, comunidade da qual eu participei durante 3 anos, que cuida de moradores de rua, lá em Manaus. Eu devo muito a esses irmãos, porque com eles eu aprendi a ter mais amor pelo próximo e mais zelo por Jesus Sacramentado, que é algo que um missionário precisa ter.

Tudo o que as pessoas ouvirem nesse CD, cada letra, cada melodia, cada arranjo fala da minha verdade. Foi algo que eu busquei muito, foi de fato uma preocupação minha para esse trabalho, que as pessoas, ao ouvir as músicas, pudessem tocar na minha verdade.

CODIMUC – Que música do CD você destaca?

Cleiton Saraiva - Uma música que eu gosto muito é Não Vivo Eu. A letra dessa canção retrata a minha história. Ela fala: “Sou um barco no meio do mar. E o vento que me leva é Jesus. Sigo em frente, para trás não vou olhar. O céu é a minha direção”. De fato, eu larguei meu cais, meu lugar, minhas seguranças para seguir o Senhor. E agora já estou em alto mar. Como diz o refrão, “Não vivo eu, mas Cristo vive em mim”.

Quando ouvi essa música e fui percebendo o que a letra diz,  vi ali a minha história. Gosto de todas as músicas do CD, mas essa é a que mais retrata a minha vida, a minha missão.

- Você falou que é do Acre. Como é a cena da música católica na Região Norte?

Cleiton Saraiva - Está muito atrasada em relação a Sudeste, Sul e Nordeste. Nós temos muitos músicos excelentes, mas é complicado viver apenas da música católica. Por exemplo, é muito difícil ter um show católico por lá. Especialmente no Acre, Amazonas, Roraima… Em Belém (PA) até que tem mais, mas é raro.Isso tem mudado um pouco, alguns promotores de eventos têm trabalhado para mudar essa realidade, mas ainda falta muito.

Os grupos de oração vivem sempre lotados, o povo é muito sedento, mas os cantores e bandas que surgem atuam apenas lá na região mesmo, é difícil alguém conseguir expandir sua missão. Um dos principais motivos é que os meios de comunicação lá são locais. Para atingir outras regiões do Brasil é preciso mesmo vir para São Paulo.

Eu sou o primeiro cantor católico da região Norte a vir para São Paulo em busca de divulgar a missão e eu pretendo apoiar outros cantores da região a também buscarem mais espaço para a sua música.

CODIMUC – Ampliando a visão, qual a sua percepção a respeito do cenário da música católica no Brasil?

Cleiton Saraiva - Eu tenho estado muito feliz por perceber esse crescimento da música católica. Claro que, em relação a algumas realidades do meio Gospel, estamos ainda um pouco atrás, mas eu tenho me alegrado muito com o progresso que a música católica tem alcançado, conquistando espaços importantes na mídia, indo a lugares onde em outros tempos não chegava. Também pelo fato da música cristã, de um modo geral, ser o segundo gênero que mais vende no país. Se não me engano, perde só para o Sertanejo. Então isso é para se alegrar.

- Deixa uma mensagem aí para o público que vai curtir seu CD.

Cleiton Saraiva - Por onde ando, tenho percebido mesmo um povo muito sedento, que ouve as músicas, compra CD, vai aos eventos, trata os artistas com carinho, quer ora pelos ministérios deles. São essas pessoas que sustentam os artistas. Nem sempre o artista vai para uma missão bem, cheio da graça, mas mesmo assim Deus faz. E essas pessoas dão testemunho da ação de Deus nesses eventos, nos shows, em pregações.  Isso é o que me deixa mais feliz. É saber que as pessoas nos sustentam com as suas orações, se tornam intercessores, rezam, torcem pelo nosso trabalho.

Então espero que gostem do CD, porque foi feito com muito carinho. Que, através dessas músicas, que falam tanto da minha verdade, o Senhor possa realizar uma obra nova na vida de cada pessoa. E que cada um possa também descobrir que o seu lugar é no coração de Deus.

Esta entrada foi publicada em CLEITON SARAIVA, NOTÍCIAS e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Entrevista: Cleiton Saraiva fala sobre 1º CD

  1. do interior disse:

    Porque não fala de Ipixuna onde nasceu tudo, não entendi……!!! tudo começou lá; na liturgia. Só falou de Cruzeiro pq, viveu tudo em Ipixuna. Simplesmtente não entendi….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>