Achismo religioso. E se a moda pega?

Em nosso dia-a-dia, somos cheios de julgar as pessoas e os fatos. Digo isso a começar por mim. É tão simples, e muitas vezes bem prático, dar a nossa versão ou “achismo” dos fatos, que até passamos a ver aquilo que pensamos como uma verdade suprema, absoluta e digna de tudo e de qualquer coisa.

O mundo de hoje precisa de profetas, verdadeiros profetas. E não apenas daquele que aponta o erro do irmão, como também daquele que consegue enxergar o que precisa mudar em si próprio.

A comunicação hoje está tão instantânea, com o crescimento do Twitter, por exemplo, onde cada pessoa descobre que tem uma forma de ser formador de opinião tão rápida e potente, que muitas vezes esquecemos que Deus precisa falar primeiro para a pessoa que escreve, como neste caso o Senhor está usando de mim através deste texto, primeiramente me tocando e me motivando a viver o que partilho.

Tenho visto, principalmente neste serviço de rede social e microblog (Twitter – que já deixou os blogs parados no tempo), gente que se coloca contra determinadas pessoas do meio religioso, principalmente bandas e cantores de música católica, e até mesmo contra letras de músicas, sem mesmo tentar entender o verdadeiro sentido da mesma. E muitas vezes estas pessoas são do próprio meio, por incrível que possa parecer.

Dizer que determinada banda religiosa toca “músicas de amor” camufladas em “músicas de Deus” é pura hipocrisia. Acordemos! Precisamos ver os frutos antes de qualquer julgamento! Ou esquecemos que temos que E-V-A-N-G-E-L-I-Z-A-R? É mais fácil evangelizar os católicos, os já cristãos, tocar numa missa, num retiro, num show, em evento já religioso, na minha paróquia, comunidade, diocese… E o avançar para águas mais profundas, como e onde fica?

Veja que não estou desmerecendo, de forma alguma, tocar na Santa Missa, num retiro, num show religioso, etc. Pelo contrário, esta comparação é apenas para nos colocar a pensar.

Como um mero exemplo, pego a música “de amor” do Rosa de Saron, que toca no Brasil inteiro, em rádios religiosas e populares (seculares). Será que ela não faz muita gente conhecer a Deus e alavancar momentos de intimidade com o Senhor posteriormente, quando a pessoa conhece mais a fundo a banda e/ou suas outras canções?

Como na vida e na história do meu ministério, com a música “Anjo Guardião”, que com a graça de Deus tomou uma proporção nacional e até internacional, sendo executada em rádios de todo o país para a nossa surpresa e confirmação de nossa missão. Quantos testemunhos de conversão, de pessoas tocadas a mudar de vida, de ajudar aos mais necessitados, de volta para a Igreja tivemos com ela! São testemunhos diários por e-mail, pessoalmente e nas centenas de comentários no YouTube, no clipe da canção. Sabemos que ela fala de Deus de uma forma não direta (propositalmente), transformando o ouvinte no “anjo” de alguém (a letra fala da realidade dos anjos da guarda), mas a cada comentário que nos chega, sabemos que o Senhor nos usa como setas que indicam o caminho a Ele.

É claro que temos ainda vários pontos não citados aqui, como alguns que idolatram determinado artista religioso ou outros que utilizam roupas e acessórios inusitados em suas apresentações. Mas são assuntos para próximos futuros artigos, se Deus quiser!

Minha oração de hoje é para que o Senhor nos faça enxergar como avançar REALMENTE para além do que já fazemos. Ao invés de ficarmos criticando outros e suas missões, usemos nosso tempo para refletir e buscar a sintonia com o céu, para fazermos a diferença na Obra de Deus. Amém!

Santa Cecília, rogai por nós!

Rafael de Angeli

Coordenador e vocalista da banda Canal da Graça.
Esta entrada foi publicada em BLOG. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

31 respostas a Achismo religioso. E se a moda pega?

  1. Luiz Antônio Pereira disse:

    Se ao menos o Guilherme Sá não dissesse “somos católicos”, “somos uma banda católica”, seria uma grande ajuda à Igreja, pois eles não representam a Igreja e cada vez que ousam abrir a boca para falar em teologia em vez de apenas cantar, produzem pérolas estragadas como as que foram ditas no programa da Fátima Bernardes.

    Não há nada de mal o Rosa de Saron tocar suas músicas de duplo sentido, conquanto não pretendam representar a Igreja Católica.

  2. humberto disse:

    Paz e bem a todos.Sou católico e meu pensamento é o seguinte, eu escuto o Rosa de Saron as musicas deles realmente elas me tocam de forma positiva algumas delas são: rara calma, liberdade, o sol da meia-noite entre outras.Como foi comentado as musicas do rosa tem que ser ouvidas e meditadas pra que possamos desfrutar da beleza que elas transmitem.Gostaria que elas expressassem Deus de forma mais direta.Mas como diz a musica o sol da meia noite”Que é Deus que te faz entender toda poesia,

  3. Matheus Julio disse:

    Li todos os comentários,e só tenho uma coisa a dizer:eu sempre fui catolico,mas tive um tempo q me afastei,foi ai q conheci o Rosa de Saron,e pela primeira vez,tive o encontro pessoal com Deus,eu tenho uma percepção diferente,claro que a gravadora interfere,mas veja a história do Rock Cristão,compare=os com a banda Stryper,que sempre usou muitas musicas desse cunho,e não por isso,muitos jovens não só dos EUA,mas do mundo todo(até do japão e Israel) se converteram,com suas musicas.tenho certeza de que o Rosa não estivesse falando de Deus a CNBB estaria os apoiando.E mesmo se fossem musicas romanticas,os protestantes fazem muito isso

  4. Nieri (banda Rochrist) disse:

    Meus parabéns pelo post! e sobre o Rosa de Saron, eles simplesmente foram ferramentas que Deus usou para mudar a minha vida!!!! eu que já usei uma cruz de cabeça para baixo em meu peito hoje me vejo falando desse mesmo Deus que muitas vezes repudiei, faço parte de uma banda (citada ali em cima) um ministério voltado a evangelização através do rock!!! “não se julga um livro pela capa” o que vejo em alguns comentários dizendo que o Rosa não fala de Maria e a música “Linda Menina” do cd acústico, então convido a todas essas pessoas que as vezes escutaram uma musica deles eu os convido a escutar um cd completo e veja se eles não evangelizam!!!!! através do Rosa pude conhecer! Ceremonya, Flanders, Iahweh, eterna, beatrix, anjos de resgate entre outras!!!! vale prestar mais atenção antes de falar algo!!!!

  5. Alceni Alves disse:

    Olá meus irmãos em Cristo a Paz do Nosso Senhor!
    Li todos os cometários e resolvi deixar um comentário. Já ouvi muitos comentários sobre a Banda Rosa de Saron,mas acredito que a gravadora ” x” também deve interferir em muito no trabalho dos meninos. Nos bastidores acontecem muitas exigências, e talvez o foco tenha que ser adequado, entendem. Se eu fizesse parte dessa banda entraria nesse grande canal de comunicação e exporia minha ótica, seria legal ouvir o que o Rosa de Saron tem a dizer. Afinal o trabalho deles é evangelizar e estão “no melhor lugar” gravadora “X”. Com certeza não é fácil chegar gravar lá, enfim, nossa música católica está entre as melhores e isso deve ser celebrado. Que Deus abenções a todos…

  6. Érica disse:

    Falar de Rosa de Saron, Anjos de Resgate ou qualquer outro artista religioso, que presta sua vida ao serviço de Deus é mt facil quando nao se conhece as lutas e as provações, quando não se tem coração puro o suficiente para entender os planos de Deus. Não entendo pq criticar se algumas musicas falam de Amor, pois, nossa vida gira em torno do mais puro amor do mundo que é o Amor de Deus por nós…O Amor que se fala nessas canções, é puro sem nenhum ato de Luxúria ou Promiscuidade, como se ve nas canções de amor do mundo… Aos que não entendem e criticam, se permitam abrir o coração, deixar esse amor que fala nas canções se transformar em Paz, em Unção, permita que ele aja em sua vida como agi na vida de quem as canta… Eu Canto no Ministerio de Musica da Renovação Carismática e das Missas tambem, e entendo o que é o poder de um Hino ou de uma Musica na vida de quem as escuta com o Coração Aberto. Que a Paz de Cristo habite em vossos Corações.

  7. Júnior disse:

    Gostaria muito, mas infelizmente também não vejo Rosa de Saron como uma banda católica acho que nem preciso explico o porquê, basta analisar bem e ter consciência das coisas…….

  8. Filipe - Bayeux,PB disse:

    Oi pessoal. Eu, particularmente, não gosto muito do estilo ” Rosa de Saron”, mas vejo frutos na comunidade que eu participo, jovens que, ao descobrirem que a banda é católica, se interessam por conhecer mais a igreja, além do que, as bandas e ministérios católicos que usam essa linguagem mais “figurada”, seguram muitas pessoas que já são católicas e se sentem um pouco deslocadas quanto a forma da igreja se comunicar. Não apenas canções que parecem ser seculares, mais até mesmo as que são, se utilizadas de maneira responsável e coerente com a doutrina da igreja, podem transmitir ótimas mensagens ao povo de Deus.

  9. Douglas disse:

    A Paz a todos!

    O Rosa de Saron é uma banda com extrema qualidade musical, que chama a atenção logo quando ouvimos e que toca diretamente o coração das pessoas com suas musicas. Mas é como o Igor da banda Athos Eternos mencionou, “Deus age no ouvido de quem escuta e não na boca de quem canta”.
    As músicas do Rosa falam sim de Deus, não de uma maneira tão explicita como um ministério de música, mas falam sim, justamente porque são uma banda catolica e não um ministério de musica. Essa é uma maneira muito linda de mostrar Deus ao mundo de hoje, pois mesmo que algumas pessoas achem que “1″ musica é sobre amor, vão gostar da banda e vão acabar pesquisando mais a fundo sobre ela e vão ver e reconhecer o verdadeiro trabalho que é feito para Deus, e ai o coração ja terá sido tocado e aquela pessoa provavelmente ira se converter.
    Acho que mesmo que fosse uma musica de amor, já é um grande passo, pois a maioria das musicas das bandas ou grupos de hoje em dia, são promiscuas e ensinam tudo menos o amor, que é o ensinamento mais precioso que nosso Senhor Jesus Cristo nos ensinou.
    Então, não julguemos e nem condenemos, pois o que deve ser analizado é a escencia e o conteudo da musica. O rosa faz um trabalho grandioso de evangelização, inclusive, a minha conversão se fez por grande parte por causa desta banda, então deixo meu testemunho para provar o contrario do que muitos dizem. Respeito a opinião de todos, independente de quem seja e deixo aqui a minha opinião també, espero ter ajudado a esclarecer algo..

    Abraços e o Amor de Maria a todos!!

  10. Certa vez ouvi um padre, que não me recordo bem,mas acho foi da canção nova, disser essa frase:
    “Deus age no ouvido de quem escuta e não na boca de quem canta”
    é nessa frase e nesse tipo de pensamento que me amparo quando componho musicas..

  11. Aurismar Tavares disse:

    PAZ E FOGO

  12. Maria Clara disse:

    Eu fui em um show do Rosa no ano passado, aqui do lado da minha cidade, e achei super legal, porque antes do show teve Adoração ao Santíssimo. Quer melhor evengelização do que isso?
    Vcs realmente conhecem as músicas do Rosa, ou só escutaram um ou outra? Ahhh, porque se vocês escutarem com o coração, tentar prestar atenção na letra, na mensagem que as músicas passam…
    Eles falam de Deus em quase todo momento, cara! Vê a declaração de amor a Deus em “Sem você”, “Real Em Mim”, “Meu Abandono”, que diz que Deus é TUDO?
    E quantas vezes as músicas do Rosa já me ajudaram no meu relacionamento com Deus, me fizeram chorar porque era exatamente o que eu sentia?

    “Não julgueis, e não sereis julgados. Pois com o mesmo julgamento com que julgardes os outros sereis julgados; e a mesma medida que usardes para os outros servirá para vós. Por que observas o cisco no olho do teu irmão e não reparas na TRAVE que está no teu próprio olho?” Mt 7, 1 – 3

  13. Luiz disse:

    Não concordo muito com esse artigo.
    Porque algumas pessoas sempre acusam de julgadores, “inquisitores” aqueles que fazem uma crítica de algo dentro da Igreja?
    Se forem analisar, esses que se defendem, contra-acusando, é que estão vendo cisco no olho do irmão, pois num mecanismo de defesa, projetam para o crítico, aquilo que não quer perceber nele próprio.

    Rosa de Saron não considero uma banda católica (no sentido de ministério, trabalho da banda), e sim uma banda secular (que não significa inferior ou profana).
    Ora! Não é julgamento, é uma simples constatação. Assim como Roberto Carlos tem várias músicas de cunho religioso, mas não é considerado um artista católico, Banda Rosa de Saron também deve receber o mesmo olhar, pois nisso é semelhante: a maioria das músicas não são religiosas e sim românticas (que não significa profana ou apelativa).

  14. Fe disse:

    Concordo com o Raimundo Alves e pensei no Rosa de Saron que gostamos tanto, meu filho, meu esposo e eu estamos sempre acompanhado-os e observando os comentários, me veio em mente e coração. LEVANTE AS MÃOS E VAI SENTIIR, O HOMEM DA CRUZ A TE REMIR, OLHE PARA O CÉU E TENTE VER, A UM DEUS A ESPERA DE VOCÊ…A Paz para todos.

  15. Moura disse:

    Continuano meu comentário gostaria de acrescentar que gosto muito de rock, e tenho CDs do Ceremonya, Iahveh, AUB etc. Do Rosa de Saron tenho todos os CDs, até porque minha filha é fã deles. O que quetiono é se da forma que está, o Rosa tem o poder de evangelizar tantos jovens que precisam ouvir a palavra de Deus. Evangelizar não é só pregar a Palavra, mas também dar testemunho com sua forma de viver e ser.

  16. Moura disse:

    Atualmente ouço apenas as músicas de bandas, ministérios católicos e um ou outro cantor/banda de outras igrejas. Aprecio muito todos eles. Mas tenho que dizer que tenho dúvidas se o tão citado Rosa de Saron, do qual gosto muito, possa “converter” aqueles que ainda não conhecem a Deus. Com certeza esta banda é admirada por quem já está “convertido”, mas trazer pesoas para dentro da Igreja é avançar muito. O comportamento das pessoas em seus shows, e o estilo de seus membros da banda, está longe do comportamento/estilo desejado de um cristão verdadeiro.

  17. Vítor José Piraglia disse:

    Cara, sinceramente penso que devemos expôr realmente o Deus que nós adoramos, cremos e louvamos. Tenho 18 anos e sou ministro de louvor aqui em Botucatu/SP. De verdade, acredito sim que temos que evangelizar a todos, mas dá a impressão q nossos ministros estão tendo vergonha ou até medo de mostrar q são músicos cristãos. Os discípulos
    foram martirizados justamente por não terem medo de falar desse Deus q nós servimos, e São Paulo é muito claro em uma de suas cartas quando diz que ” Se fosse para agradar a homens, eu não servia a Deus “. Se erro no meu modo de pensar, desculpas… Paz de Cristo e o amor de Maria a todos!!

  18. Julio Cesar disse:

    Em certa parte eu concordo com vc.Mas em outras……
    Rosa de Saron na minha opiniao nao consegue evangelizar o pessoal de fora da igreja com aquele estilo naum. Dizer que eles levam a ter momentos de intimidade com Deus acho meio dificil, pois a maioria das pessoas que os escutam, pensam que é musica pra namorada, namorado.È triste dizer isso e sei que vou levar muita pedrada aqui, mais acho que minha opiniao não é tao diferente de muita gente, so nao tem coragem de dizer.
    Amo Rosa de Saron, pois os conheci dentro da igreja, se tivesse os conhecido no mundao, seria mais um nx0, fresno sei lá.
    Paz de Jesus pra todos.

  19. raimundo alves disse:

    Começo assim. O mundo de hoje precisa de profetas, verdadeiros profetas, aí fica minha pergunta, tem bandas de forró que as vezes toca uma musica religiosa, nao sei qual a intenção deles e tem banda que se diz religiosa e as vezes canta até uma letra de banda secular, só porque a letra é bonita ou chamou atenção, não sei lhe dizer tambem qual a intenção. Penso que nessa ânsia de “temos que evangelizar” a qualquer preço, ficamos na vulnerabilidade de não SERMOS VERDADEIROS PROFETAS. E no achismo religioso, faço uma pergunta. Acho que uma banda catolica, quando faz um cd, escolhe o repertorio e nao coloca uma musica sobre Maria, deve está faltando alguma coisa, e aí O QUE VOCES ACHAM. Fiquem na paz e reflitam.

  20. Adão disse:

    Olá que o amor, a graça e a paz de nosso Senhor estejam sempre convosco!
    Para que a palavra de Deus chegue a toda a criatura, e preciso usar de todos meio que possar chegar a pessoa, e aí não importa que sejam através da música, teatro, pregação,literatura etc, o mais importante e o testemunho.

  21. paulo barbosa disse:

    oi gente,gostei muito desse comentário.sou do tempo que agente não podia tocar nem bateria na igreja ,isso era escândalo.e aí nossos jovens que queriam usar seus dons acabavam indo pra outras religiões.tenho 40 anos e sou carismático desde que nasci.e vi o crescimento da música católica em todos os sentidos,principalmente na qualidade dos cd´s e dvd´s que hoje não perdem em nada pra ninguém.
    graças a unção do espirito santo estão surgindo ótimas bandas como rosa de saron(tive o privilegio de participar da gravação do 1 dvd),anjos,canal da graça,adoração e vida,adriana,via 33 e tantos outros.
    sem contar os milhares de ministerios de música dos grupos de oração que estão se aperfeiçoando cada dia mais.
    escrevo isso pra mostrar que o senhor está conosco e está usando a musica católica pra chegar ao coração das pessoas.
    tenho um irmão evangélico que foi no show do rosa e ele me disse que nunca viu nada tão lindo quando teve um momento de adoração ao santíssimo.
    então só me resta dizer:obrigado senhor por tudo…

  22. cecilia disse:

    paz e bem a todos!
    o comentario do Alexandre é interesante,mas digo que seu modo de pensar diverge com o meu.Espero que voçe não me entenda mal mas,muitas das pessoas que escutam rosa de saron nas radios,sequer seguem um conceito religioso,outras por sua vez não tem a delicadeza de entederem que no final da canção eles dizem “meu Senhor”,não sabem de fato discernir sobre amor…Quando Jesus disse sobre o mandamento maior “amar ao teu proximo como a ti mesmo” ele nos remete ao amor fraterno, ao meu ver ele se refere ao amor total e verdadeiro em que a vida sem jesus não é nada,que viver sem esse amor não tem sentido, que a sagrada face do senhor o faz refletir sobre o que é viver,e para que se vive…vivemos em um mundo materialista demais e isso faz com que as pessoas se esqueçam de Deus…

  23. Alexandre disse:

    Desculpe, mas não concordo com o seu comentário. Fazendo uma rápida pesquisa com pessoas que não frequentam a Igreja e escutam uma música do Rosa de Saron, veja em quem elas pensam ouvindo a letra. Todas as vezes que fiz esta pergunta a resposta foi em algum garoto ou garota, e o pior, nem sabiam que era uma banda católica a tocar tais canções. Não quero julgar se estão certos ou errados, mas o seu comentário, não condiz com a realidade das ruas.

  24. Ricardo Cruz disse:

    concerteza Rafael…
    Vc lembrou bem… João Paulo II…esse é um referencial para nós
    Essas coisas acontecem…e sempre enfrenteremos problemas desse tipo…mas continuemos com nossas missões…sejamos sinais do reino de Deus…
    Ahh…uma coisa é muito incrivel pra quem escuta música catolica(escuta mesmo)…hj eu só escuto musica católica…é incrivel…e tem umas músicas católicas…que por mais que a gente queira trazer para o secularismo…não consegue, é uma interpretação involuntária…

    Paz e Bem!

    Manaus-Am

  25. Amados irmãos,

    Paz e alegria!

    Agradeço o comentário e o carinho de cada um.
    É nesta unidade e diversidade que crescemos, como sempre nos moldou nosso amado Papa João Paulo II.

    Grande abraço a todos!

  26. Pablo disse:

    A paz de Cristo..
    Rafael, tbém sou coordenador de um Ministério católico de Bauru, chamado Lavdate Dominvm, que tbém lança mão desses artificios defendidos com propriedade por vc, em se trantando de mensagem “pseudo-cristã” intitulada por muitos. Nós temos exatamente em nossos corações o que pretendemos com nossas músicas, que é como vc disse, buscar aquele lado mais obscuro, aquela alma mais comprometida e desfigurada pelo “mundão”, clar que nunca nos furtamos de músicas que escancaram o amor de Deus nas letras, ms nossa postura mais próxima e dinâmica e “algumas” de nossas letras, geram indagações em muitos outros movimentos católicos presentes em nossa cidade. A diversidade de carismas é edificante, porém a falta de compreensão dos meios as quais optamos por usar deveria realmente ser repensada.
    Deus abençoe vc e seu maravilhoso Ministério.
    espero poder conversar mais contigo a respeito.

  27. Ricardo Cruz disse:

    para Miguel Angel Marzan…
    Paz y Bien!
    Hola amigo, oído muchas historias de los ministerios que todavía tiene alguna influencia protestante, creo que te puedo ayudar, mi nombre es Ricardo y también está trabajando con la música católica y aquí en Brasil hay muchas bandas y ministerios de todo tipo, si usted está interesado , deja un comentario aquí … No sé si tiene MSN, el agente se puede comunicar en todo, abrazos.

  28. Vinnyc disse:

    Olá, a paz de Jesus e o amor de Maria!
    Também penso dessa forma irmãos. Não estamos para jugar ninguém e sim para buscarmos o caminho e mostra-lo à quem não o conheçe ou o conheçe errôniamente.
    Pe. Léo um dia teve uma visão onde havia uma cachoeira e trêz grupos de pessoas, um estava mais distante, um outro beirava-a e um outro banha-se na mesma.
    Ele disse que perguntou a Deus quem eram aquelas pessoas e Jesus lhe disse: “As mais distantes são os ateus, aqueles que não me tinham por Senhor, estes mais próximos são os que NÃO fazem parte da minha Igreja mas sim com outras que tem, de alguma forma vínculo comigo. E os que se banham são os da minha Igreja!”
    Devemos buscar o caminho mas para isso não se é necessário jugar NINGUÉM.
    Confiantes conheçamos mais e mais a Igreja de Cristo. Amém!!!

  29. Meu irmão caríssimo, faço minhas as suas palavras, concordo com tudo e algo mais! Acho que… (acho não! Penso!… rs) e acredito que temos que nos colocar sempre contra o farisaísmo, o preconceito e as atitudes de julgar o próximo. Querer tirar o cisco do olho do irmão quando se tem uma “trave” em nossos olhos. Vamos amadurecer mais essa reflexão e cuidar pra que não acabemos por cometer as mesmas injustiças, amemos e oremos, amém!

  30. Miguel Angel Marzan disse:

    Saludos. Soy un joven catolico de Puerto Rico que le gustaria saber un poco mas de esta pagina. Se que no hablan espanol pero me interesa grandemente que si alguna persona me pudiese dar informacion de ustedes en espanol en especial este reportaje. Dirijo un ministerio de musica juvenil catolica y la influencia mayor en musica es protestantes. Se que sera de mucha ayuda cualquier material que me puedan proveer. Creo haber entendido bastante, porque el portugues y el espanol se parecen mucho, pero como quiera, tengo dudas.
    !El Senor nuestro Dios los guarde!
    Miguel Angel Marzan

    • MARCELO disse:

      Ola Miguel, tambem trabalho com jovens formando banda de musica é um trabalho duro…rsrsrs mas gratificante, parabens por seu trabalho Amor de DEUS esteja sempre com voce>

      Qdo quizer saber algo do nosso catolicismo ou sobre nuestro pais (Brasil) me mande e-mail.

      Marcelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>