Um misto de alegria e oração, mesclando ritmos dançantes e momentos intimistas. Esse é Tocando o Céu, novo CD da banda Canal da Graça, novo lançamento da CODIMUC.Bem humorados, os integrantes do grupo conversaram com o jornalismo da CODIMUC e falaram sobre a carreira e as expectativas em torno do novo trabalho.
– Vocês estão lançando o CD Tocando o Céu. Como está a expectativa em torno desse segundo trabalho da banda?
Rafael de Angeli - A expectativa é enorme! Deus está nos dando um presente imenso ao nos deixar viver tudo o que estamos vivendo e sentindo. É um tempo novo, uma obra nova realmente começando a acontecer em nosso meio.
Almir Rios – Bom, acho que o Rafael resumiu praticamente tudo. Esse CD vem após muito trabalho, muita oração, muitos sorrisos e também muitas lágrimas, o que gera uma ansiedade muito grande em nosso meio e a expectativa similar à de um pai ou uma mãe que espera um filho.
– Qual o sentido do título do CD e como surgiu a inspiração?
Almir Rios – O Rafael já vinha há muito tempo falando sobre o sentimento que Deus colocava no coração dele a respeito do título do CD. Era algo que remetia a céu. E as músicas que surgiam falavam justamente sobre céu, anjo, voar pros braços de Deus…
Após nossas orações, durante uma reunião, quando o Rafael falou “Tocando o Céu”, não deu outra: “Rafa, é esse”. Foi realmente uma resposta, confirmando os desígnios do Senhor e também uma convocação para que continuemos, mais e mais, a tocar o céu.
Rafael de Angeli – Tocando o Céu fala realmente do que o Canal da Graça está vivendo hoje. Primeiramente porque queremos, com este novo CD, fazer com que as pessoas alcancem o céu e as coisas e bênçãos do alto, de Deus. Segundo, porque, no que diz respeito a nós, membros do Canal da Graça, queremos tocar as músicas celestes, tocando, instrumentalmente, o céu. É um tema propositalmente de duplo sentido.
– Como foi a escolha do repertório?
Almir Rios – Tarefinha difícil, viu! Deus nos presenteou com composições maravilhosas. Muitas delas, infelizmente, tivemos que deixar para uma outra oportunidade, até chegarmos nas doze canções que escolhemos. Oramos, ouvimos e decidimos: são essas. Sinto que nosso repertório vem também como uma resposta de Deus: valorizem e façam crescer os seus talentos.
Temos a graça de ter um compositor ímpar em nosso meio: o Alex Olliveira. Praticamente 90% do CD é composto por músicas dele, seja sozinho ou em parceria comigo ou com o Rafael.
Alex Olliveira – Apenas fiz as músicas… Eu não estava na escolha, mas sei que escolheram as melhores. Não tem uma música neste CD que eu não tenha vivido com intensidade.
– Quais músicas vocês destacam e por quê?
Rafael de Angeli – Anjo Guardião, Faz Chover, Nasci Pra Ser Feliz, Vento… Vou acabar citando todas! (risos). Cada uma nos trouxe experiências maravilhosas e precisam ser compartilhadas com o povo de Deus.
Alex Olliveira – Nasci Pra Ser Feliz. Nos momentos em que eu chorei demais, foi uma música que sempre passou na minha cabeça, para me dar forças e continuar. “Nasci pra ser Deus e não nasci pro mundo…”.
Tikila – Anjo Guardião. Para mim, é uma das músicas mais lindas que já toquei. Também gosto das faixas Nasci Pra Ser Feliz, porque é o que eu vivo hoje, e Vento, porque sinto muito forte a unção do Espírito Santo nesta canção.
– O CD conta com as participações especiais dos cantores Flavinho e Celina Borges. Como foi essa escolha?
Rafael de Angeli – Primeiro preciso partilhar que é extremamente doloroso gravar um CD. Diferente do que a maioria imagina, um CD é vivido na alma, vivido na pele, antes dele ficar prontinho para gente ouvir. E dividir um CD, para nós, é dividir uma vida. Por isso, escolhemos a dedo as pessoas que iriam participar do Tocando o Céu.
Com a Celina, já temos uma história de anos. Tocamos com ela em vários shows e ela nos ajudou demais a crescer na técnica e na espiritualidade. Seria impossível deixá-la de fora.
Já o Flavinho é um grande amigo meu de missão e a humildade dele sempre foi espelho para as nossas vidas. Isso ficou claro quando fizemos o convite. Aceitou na hora, com toda a humildade e imenso carinho. Dádivas do Espírito Santo.
Alex Olliveira – Tudo Posso, da Celina, é a música de toda a minha vida. E ouvir essa pessoa, que foi presença de Deus para mim, gravar uma música minha… Nossa… Demais!
– Qual a importância de lançar esse novo trabalho do grupo pelo selo Codimuc?
Rafael de Angeli – Total importância. Para este novo CD, além da espiritualidade nas canções, queríamos também qualidade e boa distribuição. Para Deus, o melhor, sempre. É nossa meta… A parceria com a gravadora veio em um momento muito especial, presente vivo de Deus em nossa vida. Só temos a agradecer e louvar o apoio de toda a família CODIMUC.
Almir Rios – O selo CODIMUC simplesmente é a realização do sonho que o Canal da Graça sonhou junto e em Deus, aliando técnica, unção e qualidade. Só temos a agradecer ao Senhor por esse presente que nos foi dado, por tornar possível a realização desse sonho.
– Vocês já estão há algum tempo na estrada e agora lançam seu segundo trabalho. Fala um pouco sobre o início da banda e como surgiu o nome Canal da Graça.
Rafael de Angeli – Em 1996, em um retiro de Carnaval com a Comunidade Magnificat, de Araraquara-SP, eu fui tocado a evangelizar através da música. Voltando à minha paróquia, juntamente com alguns amigos, criamos um grupo de música religiosa.
O grupo conquistou seu lugar dentro da comunidade e passou a assumir a missa dos jovens, aos domingos pela manhã.
Em março de 1997, Jesus concedeu um nome a esse grupo: Canal da Graça, chamando-nos a ser canais da graça do amor de Deus, para uma missão especial que ainda iria conceder.
- Deixa uma mensagem para a galera que curte a banda e que certamente vai apreciar esse novo trabalho.
Rafael de Angeli – Seja fiel ao chamado de Deus para a sua vida. Ele nunca falha… Precisamos sofrer as demoras dele, para que a missão aconteça. Seja fiel no pouco, e Deus sempre te confiará mais. Acesse nosso site e se torne um amigo do Canal da Graça: www.canaldagraca.com.
Almir Rios – Muito obrigado pelo carinho, pelas mensagens de apoio. Que Deus possa, cada dia mais, abençoar-te. Muito obrigado por ser canal de graça na vida do nosso ministério.
Alex Olliveira – Assim como este CD tocou os nossos corações e vivenciamos o céu, esperamos que você também se junte a nós. Conheça mais de Deus e toque o céu.
Grazí Medeiros – Galera, valeu pelas orações, pelo carinho. Que vocês possam curtir esse trabalho que veio através de muitas orações, lutas e, com certeza, com o apoio de todos.
Tikila – Que Deus abençoe cada um que curte o nosso som e muito obrigado pelo carinho e afeto.
Patrícia - Espero que, através do nosso som, através das nossas vozes, seus corações se abram para que Deus possa tocar cada um, realizando assim maravilhas nas suas vidas. Um grande beijo no coração!