Banda Canal da Graça lança novo CD e clipe

Em entrevista ao Jornal Tribuna da cidade de Araraquara, Rafael de Angeli fala sobre o novo projeto.

 

Na estrada há 19 anos, o grupo de Araraquara tornou-se, durante todo esse tempo, além de referência dentro gênero, sinônimo de um trabalho honesto, com mensagens positivas por meio da palavra de Deus.

E, há cerca de uma semana, um novo capítulo nessa carreira começou a ser escrito. “Magnitude 7”, seu quarto registro, foi lançado pela renomada gravadora Codimuc após quatro anos do álbum “15 anos #aovivo#emcasa”. A discografia é completada por “Tocando o Céu” (2009) e “Coragem” (2004).

Este projeto também marca outro importante passo para os músicos: a gravação do videoclipe “Lembrei-me de Ti”: uma superprodução feita sob a tecnologia 4K, que atinge o máximo da qualidade em áudio e vídeo. (Veja abaixo)

Para saber mais sobre esse momento e também para ouvir boas histórias sobre uma carreira sólida, o Tô Ligado bateu um papo com o simpático Rafael de Angeli, vocalista e coordenador do Canal da Graça, que inclusive conta com novos integrantes. São eles: Alan Chagas (bateria), Alex Olliveira (violão e vocal), Almir Rios (teclado e vocal), Grazí Medeiros (vocal), Juninho (baixo), Lucas Volpe (violão e vocal) e Matheus Gileno (guitarra). Confira a entrevista na sequência.

Tô Ligado — Rafael, qual o significado de “Magnitude 7”?
Rafael de Angeli — A música “tema” do CD se chama “Terremoto”. Ela fala do agir de Deus em nossa vida como se fosse um terremoto. Ao escolhermos o nome do disco, pensamos na “magnitude” do terremoto, pois, na escala Richter, o 7 é um dos mais devastadores, e também pela magnitude de Jesus, o quão magnífico Ele é em nossas vidas. Ou seja, o tanto que o Senhor é máximo em nossas vidas e tudo o que Ele faz tem uma magnitude tão forte, que é capaz de abalar toda a nossa estrutura.

Tô Ligado — O que este trabalho tem de diferente em relação aos outros discos?
Rafael — Cada CD retrata um momento da nossa vida, uma parte da nossa história. Este é o que mais chega perto do coração de cada membro da banda, seja nas letras, nos arranjos ou até mesmo na arte gráfica. Acredito que o maior diferencial neste CD são as participações, mais que especiais, que deram rumo ao ideal do projeto, que foi unir os diferentes filhos de um mesmo Deus, com uma cantora e compositora católica, Fátima Souza, uma dupla sertaneja secular/popular, Hugo & Tiago, e um cantor e compositor evangélico, Paulo César Baruk. Somos todos cristãos.

Tô Ligado — Para ele, houve alguma mudança na formação. Por quê?
Rafael — Sim, com a saída da Patrícia, nossa ex-vocalista, o Lucas Volpe, depois de ser baterista da banda por vários anos, agora lidera o vocal com Alex Olliveira, Grazí Medeiros e eu. Lucas, além de ser um grande baterista, é um excelente cantor e chega para somar, cantando, em nossa nova formação. Com a saída dele da bateria, “Alan Chagas” foi o novo integrante a assumir as baquetas, músico que já toca conosco desde o começo de 2011.

Tô Ligado — Na página do Canal da Graça no Facebook, muitas pessoas postam fotos com o CD, mesmo ele com poucos dias de lançamento. Legal isso…
Rafael — O retorno que estamos tendo está sendo muito interessante. Tudo começou com a pré-venda em lojas virtuais, com as vendas de MP3 do CD completo em lojas digitais (iTunes, Google Play, entre outras) e também em plataformas digitais que servem para ouvir os CDs completos de bandas e cantores, como o Spotify, Deezer, Rdio, entre dezenas de outras. A distribuição do CD físico pelo Brasil começou somente há alguns dias. Mas, neste meio tempo, muita gente tem aderido à ideia de postar uma foto com o CD no Instagram e marcar a hashtag #cdmagnitude7. Vamos compartilhar as fotos de todos os que assim fizerem!
Um dado especial que temos é que nossa página no Facebook já tem quase 278 mil curtidas. O clipe da nossa música “Anjo Guardião”, lançado em 2009, chegou à marca de 2,5 milhões de visualizações no YouTube. Somente Deus mesmo para nos dar estes presentes!

Tô Ligado — Existe um motivo para este intervalo de quatro anos entre o último álbum e este?
Rafael — Sim. Fazemos tudo bem devagar. Começamos a pré-produção dele em 2012. Praticamente levamos três anos entre pré-produção, gravação, pós-produção e fabricação. Como queremos dar o nosso melhor para Deus, fazemos tudo com calma para tentarmos chegar a este objetivo.

Tô Ligado — O clipe “Lembrei-me de Ti” tem uma produção cinematográfica. De quem foi a ideia da produção?
Rafael — O roteiro e a ideia principal foi do Hugo Pires, formado em Publicidade. Ele é nosso fotógrafo. Já o Lucas Volpe, o Juninho (nosso baixista) e eu, nos reunimos com o Hugo e corroteirizamos o clipe. Juntamos as ideias e as “loucuras” que vinham a nossa mente e, quando vimos, percebemos que se o clipe não fosse realmente uma produção top, poderia parecer uma novela Mexicana. [risos]
Por este motivo, buscamos as parcerias e os profissionais, como a Digimagem Filmes (Matão/SP), que vestiu a camisa do projeto e realizou o nosso sonho. Como sempre digo, juntos somos mais. Deus abriu grandes portas e ainda está abrindo. Ele nos honrou com o resultado final do clipe como um todo, o qual nos sdentimos abençoados de poder ter produzido.

Tô Ligado — A música do Canal da Graça avança os limites e agrada pessoas além do catolicismo. Como vocês enxergam isso?
Rafael — É uma forma de Deus chegar às pessoas através de nós. É desta forma que tentamos fazer o nosso nome surtir efeito. Este novo CD tem 14 músicas com estilos musicais que vão do pop ao rock, todas inéditas, com muito louvor, adoração, reflexão e oração, canções alegres e que emocionam tanto pelo carisma das letras, como pelas melodias e arranjos envolventes.

Tô Ligado — Como está a música católica hoje no País?
Rafael — Fortíssima e cada vez se consolidando mais no gênero religioso. Os artistas que mais vendem CDs no Brasil ainda são os católicos (padre Marcelo Rossi, Padre Alessandro Campos, Padre Reginaldo Manzotti e padre Fábio de Melo). Mas bandas e cantores leigos estão se destacando também e fazendo uma imensa diferença no cenário musical católico.
Como vemos somente os padres nas grandes mídias, parece que as bandas e cantores ficam meio escondidos. Creio que falta um pouco de unidade dentro da própria Igreja em abraçar trabalhos musicais de leigos.

Tô Ligado — Vocês sabem da importância do Canal da Graça dentro deste gênero?
Rafael — Temos uma ideia. Ficamos felizes em saber que estamos contribuindo, com nossa música, para a evangelização. Esta é nossa principal meta — e missão.

Tô Ligado — Em todo esse tempo, vocês têm ideia de quantos shows e para quantas pessoas já tocaram?
Rafael — Infelizmente, não. São 19 anos. Já somos adultos! [risos] Mas já tocamos para um público de apenas cinco e também para mais de 5 mil pessoas, por exemplo. Realmente não temos ideia.

Tô Ligado — Alguma história tocante?
Rafael — São vários os testemunhos que nos chegam pela internet de como nossas músicas ajudam as pessoas, os doentes, os drogados, entre outras. Mas um que nos tocou muito veio de Portugal: “A música ‘Anjo Guardião’ foi responsável pela minha conversão. Eu era espírita e mexia com magia negra aqui em Portugal. Mexia com muita coisa pesada, mesmo. E sempre teve um amigo que tentava me levar pra igreja e para as coisas de Deus, e eu hesitava. Por fim, ele faleceu e me senti só, com um imenso vazio que a só a canção ‘Anjo Guardião’ preencheu, pois ela me mostrou tudo que esse amigo fez por mim, e graças a ele e principalmente à banda Canal da Graça, Eis aqui um servo do senhor”. Felippe – Gafanha de Nazaré/Portugal (30/10/2009)”.

Tô Ligado — Voltando ao CD, há um plano para lançamento em Araraquara?
Rafael — Faremos o lançamento oficial dele em todas as missas da Paróquia Sagrada Família, com o padre Samir, nos dias 28, 30 e 31 de maio. Em junho, ainda com data a definir, faremos também na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, com o padre Cristian. Estamos vendo com outros padres para podermos fazer também em outras comunidades. O show de lançamento do CD será no dia 8 de agosto, no Teatro Municipal de Araraquara, às 20h30. Os ingressos estarão disponíveis em breve.

Tô Ligado — E para o resto do ano, a ideia é cair na estrada?
Rafael — Sim, “avançar para águas mais profundas”, como nos pede a Igreja. Queremos ir aonde o Senhor nos mandar e nos levar com nosso show.

Tô Ligado — Por fim, Rafael, para você, o quanto ouvir músicas com mensagens positivas podem mexer com o ser humano?
Rafael — Este tema já foi motivo de grandes estudos pela ciência, tanto para o bem, como para o mal. Músicas “pesadas” e músicas “leves”, cada uma com suas consequências. Mas o que podemos dizer do nosso som, que é o estilo pop com louvor, adoração, vocal e mensagem, é que conseguimos chegar ao coração das pessoas. É claro que existem pessoas ainda nos dias de hoje que acham que música gospel é somente o “glória, glória, aleluia”, que por sinal é muito linda também… [risos], mas como fazemos este trabalho há quase duas décadas, sentimos em nossa pele o poder de uma canção cantada no momento correto, o poder, que na Igreja chamamos de “unção do Espírito Santo”, de quando ministramos as canções em nossos shows de evangelização pelo País. Deus faz. Nós apenas somos instrumentos Dele e obedecemos. Que Ele possa nos ajudar e nos dar forças para continuarmos.

Esta entrada foi publicada em ARTISTAS, CANAL DA GRAÇA, NOTÍCIAS. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>