Quando gravar um CD?

Quando gravar um CD?

Em outro artigo, intitulado Por que gravar um CD?, escrevi que muitas pessoas e ministérios  sonham em gravar um CD porque, às vezes, só enxergam um pretenso “glamour” em ser artista. Falei ainda que, na minha opinião, só deveria gravar um disco quem estivesse disposto a assumir uma missão árdua que implica na doação de toda a vida não em proveito próprio, mas em função do serviço ao povo de Deus.

Penso que há muita boa intenção e um desejo real de evangelizar em todos os ministérios que estão gravando ou pensando em gravar suas canções. Mas penso também que, em muitos casos, existe uma certa precipitação. O que poderia ser uma grande obra de Deus acaba sendo estragada ou não dando os frutos que deveria, porque não foi feita no tempo certo.

Então, como saber quando gravar um CD?

Primeiro, é preciso ter certeza de que aquela é a vontade de Deus para o ministério. Depois, é preciso pedir ao Senhor o dom do discernimento para perceber o momento certo. Nesse processo, são necessárias muitas orações e muita sinceridade para perceber realmente o que Deus quer falar e não aquilo que desejamos ouvir. Além disso, alguns sinais vão ajudar a perceber o tempo certo.

Um desses sinais são as composições. O fato do ministério ter músicas próprias pode ser um sinal de que Deus queira um CD, mas não é fator primordial. Penso que não se deve gravar só porque há composições. É preciso amadurecer as letras, as melodias. É preciso que essas músicas sejam cantadas no meio do povo, para perceber os frutos que elas dão, ouvir testemunhos, ver o que Deus está realizando através dessas canções. Até para que depois se possa escolher bem o repertório.

É preciso também ouvir críticas, analisar bem o que dizem as letras. Há casos em que o ministério tem algumas composições e já quer gravar por causa disso. A não ser que Deus confirme muito claramente que é esse o desejo dele para aquele momento, creio que é preciso ter muitas composições, observar muito, rezar muito com essas músicas, ministrá-las com o povo. E isso não é trabalho de alguns meses, mas de anos.
Um outro fator que considero importante é que o cantor ou ministério que chega ao momento de gravar um CD deve ter alguns anos de estrada, ministrando na Liturgia, em encontros e em grupos de oração. É a experiência diária de ministrar, de conduzir a música de Deus no meio do povo e de ver o Senhor agindo na vida das pessoas através da sua fragilidade, que constrói o ministério. Ver Deus agindo justamente naqueles dias em que o músico se sente a pior das criaturas é o que faz entender a escolha do Senhor. É essa vivência que vai exercitando-nos na prática de ser o ouvido do povo diante de Deus e de ser a boca de Deus para o povo.

Preocupa-me perceber que, hoje em dia, muitos ministérios e cantores mal “nascem” e já pensam em gravar CD, sem antes serem bastante calejados na vivência paroquial, na dinâmica da reconciliação, no serviço à Liturgia e nos grupos de oração. É como querer colher frutos maduros de uma árvore recém plantada.

Outro ponto que julgo importante para esse discernimento é o testemunho. Tanto o das pessoas em relação ao ministério ou cantor, quanto do ministro diante da comunidade. O músico precisa entender que, quando canta, aparece, torna-se conhecido. Isso é inevitável. Por isso, num lugar onde ele não conhece ninguém, certamente alguém o terá visto cantar na missa ou esteve naquele evento em que seu ministério tocou. É preciso ser coerente com o que se prega. Isso mesmo. Pois quem canta prega duas vezes. É preciso ser sincero diante de Deus, de si mesmo e da comunidade. Mas há também o testemunho das pessoas, que muitas vezes vêm confirmar a vontade de Deus. O Senhor, normalmente, envia pessoas para profetizar para o ministério. É preciso estar atento.

Por fim, para discernir quando gravar um CD, é importante também ter autocrítica e bom senso. É necessário analisar bem para ver se os frutos do ministério já estão maduros para alimentar o povo de Deus. Ou seja, é preciso observar as letras, as melodias, a qualidade das vozes e dos instrumentistas para saber se já é tempo de partir para um trabalho profissional.

Claro que tudo se resume na vontade de Deus, afinal o ministério não é nosso, é dele. Aliás, sem ele nada podemos fazer. Como diz as Sagradas Escrituras, “se Deus não edifica a casa, em vão trabalham os que a constroem”.

Não quero aqui apresentar regras, mas apenas reflexões para que cada músico, dentro da sua realidade, perceba a vontade de Deus para o seu ministério. O Senhor tem um chamado específico para cada um, que se manifesta de diversas maneiras. Porém, para responder bem a essa vocação, é preciso sinceridade, oração e consciência de que gravar um CD não é o fim último de um ministério, mas sim o começo de uma longa e árdua batalha, para doar a vida por amor a Deus e a serviço do povo.

    Relacionados
Esta entrada foi publicada em BLOG e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

8 respostas a Quando gravar um CD?

  1. Kalew esta aguardando o grande encontro com a Codimuc

  2. Damiao Santos disse:

    Qundo cheguei na RCC a 15 anos, não entendia o que Deus na verdade queria de mim, cantei pela primera vez em um retiro de carnaval tremi, errei a letra da música e assim que eu terminei de cantar o povo me aplaudio de pé e na verdade eu não entendia o que estava acontecendo pois errei a letra toda, depois foi chegando as pessas que ali estava inclusive os menbros da quele ministério de música me elogiando e eu sem jeito perguntei mais eu errei, eles responderão mais não saiu do tom, depois fiz caminhada e entrei no ministério, depois testemunhos e mais testemunhos das pessoas que ouviam eu cantar, padres e outras pessoas vinham a mim como se me falacem vai em frente. Foi surgindo as canções e hoje acabei de gravar o meu segundo CD e as pessoas continuam aprovando o trabalho enquanto eu não me sinto o cara mais sim me questionando diante de Deus me sentindo um dos piores. É certo isso?

  3. Sinvaldo sabará disse:

    Gratidao a Deus por me por em meu lugar!!! Sou fraco e falho em muitas caminhadas, mas Deus… me recompoem sempre. Assim digo que é grande e valioso o proposito de Deus em meu viver, meu querer hj é estar diante de Deus cada vez mais como instrumento de canção.A muito tempo venho em busca de respostas ao que Deus determina a mim. Já realizei varias apresentaçoes, em obras do senhor: Casamentos,festas em comunidades, encontros de jovens,santa missas,e por um certo tempo dei uma parada mas o chamado de Deus vem com fervor… Nao mais querendo cantar em ministerios vem sempre um abençoado me convidar. Deus é completo e completara minah obra assim peço a benção de Deus e oraçoes de todos paz e bem a todos com muita presença de Deus em nossas vidas. Feliz 2012 esse ano quero iniciar meu trabalho em cações profisionais, se Deus quiser chegarei a gravar meu cd diante de dificuldades…

  4. OLA´ A PAZ DE JESUS !!!AMADOS FIQUEI FELIZ PELA MATERIA ,POIS EU GRAVEI MEU CD EM 2008, E SÓ CONSEGUIR CONCLUI-LO EM 2011, SENDO QUE COMECEI NA RCC EM 1993 , ESPERANDO SEMPRE A VONTADE DE DEUS NA MINHA VIDA ,O MOMENTO CERTO ,O TEMPO DE DEUS!!! E TA AÍ O CD FORÇA DO ALTO ( SOLO) UM ABRAÇO A TODOS !!!

  5. Skyfirevs disse:

    Quando é que vou ver o CD de Padre Reginaldo Carreira gravado pela CODIMUC?
    http://www.padrereginaldocarreira.com.br

  6. Parabéns pelo ótimo artigo!
    Cada nova música deve ser uma profecia para o nosso povo!

  7. roberto Almeida disse:

    Paz e bem!!!

    Muito bom este texto, pois hoje no nosso meio temos vários “grupinhos” que se entitulam ministros de música e não fazem e nem sabem o seu verdadeiro papel. Seria muito bom se este assunto fosse abordado nos encontros para ministros de música, pois faz muita gente refletir.

    Parece que hoje se tem muito mais “artistas” do que público e todo mundo quer cantar e brilhar não importa como!

    Deus nos abençoe!

  8. fausto diogo disse:

    acessem a musica vencedora do festival da RCC do Pará.

    http://www.youtube.com/watch?v=L-2w_cl6xyg

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>