Recebi o CD “Marcados pelo Amor”. É novo álbum do Anjos de Resgate. É o oitavo trabalho do grupo. Capa lindíssima. Respirei fundo: não vou poder ouvir agora, tenho que sair. Mas o desejo de rasgar o plástico da embalagem e sentir a brisa da praia estampada na foto foi muito grande. Enfim, tudo tem seu tempo.
Saí para tocar num show em São Paulo. Mas a imagem daquelas sombras, silhuetas recortadas na criação de Deus, acompanhou-me todo o tempo.
Por fim, chegou a hora de deixar os anjos cantarem. Ouvi. E me vi rezando. Os anjos sabem que a canção nasce do coração, que a canção precisa ser ouvida antes de ser tocada ou cantada. Paradoxos da arte. E da fé. “Faça soar minha vida como a canção que foi produzida no teu coração…”, senti-me traduzido. Feliz porque alguém se debruçou sobre o tema da canção corajosamente, aceitando que ela é mais do que o som que ecoa.
Musicalmente… Bem, musicalmente os anjos chegaram lá. Eles têm um estilo, uma marca, um jeito próprio de fazer a canção ressoar por sobre os telhados do nosso país (Mt 10, 27b). Tão forte é a sua presença e sinceridade artística, que alguns se esquecem de procurar suas próprias raízes e marcas. Quem copia os anjos quer voar com as asas erradas. Emprestadas. Não chegará muito alto. Tal qual Ícaro, terá as ceras derretidas e cairá, em queda livre, da ausência de personalidade artística.
Anderson Freire está lá com três composições. Não o conheço pessoalmente. Mas ele me conhece a alma e as orações. Deitando em poética aquilo que murmuro diante do sacrário. Anderson é o cara! E as canções são momentos fortes no CD.
A qualidade de gravação é outro cuidado maravilhoso! Boa mixagem e masterização. Encontrando o espaço certo de cada instrumento e voz. Tecendo na trama musical aquilo que, em comunidade, buscamos sempre: unidade na diversidade. Há os valores individuais, mas são sempre menores do que o todo.
Fazer o primeiro CD é fácil. Difíceis são os outros. Difícil é não se acorrentar às repetições. Difícil é seguir a palavra de tirar do antigo algo novo. Não ceder à pressão de agradar, reinventar-se sem se descaracterizar.
De repente, eu ouço história. Duas histórias: Anjos e Cantores de Deus. Fazendo sua profissão: “Sempre ao teu lado vou estar, sou teu anjo…”. Quem tem história tem algo que não se compra, nem se vende. Não se pode aplicar plug-ins para compensar. História é dom de Deus. E os Anjos têm história. De vitórias e derrotas. Algumas aplaudidas de pé, em frente de centenas. Outras choradas no escondimento de corações angustiados e tristes. Como apóstolos. O que são os músicos se não outros cristos? E Anjos e Cantores de Deus têm a autoridade de quem navegou mares demais e conheceu a alegria de se chegar a praias muito distantes.
Ouvi. Rezei. Não direi comentários sobre “aquele” reverb ou delay nem tecerei críticas “àquele” timbre de guitarra. Sou alheio a criticas musicais. Não acredito que elas possam alcançar as canções ou o lugar de onde elas nascem. Prefiro correr, pelo menos em espírito, pelas praias do Senhor.
Cantarei com a vida como na última canção do disco: “Em meu coração, o ardor do servo está. Guiado pelas tuas mãos, eu vou rumo à tua paz. E me entregar e mergulhar em teu mar.”
Augusto Cezar – Banda DOM
Eles tem um jeito especial de trabalhar a música que a transforma numa oração, um jeito deles que é difícil de reproduzir, quando tentamos ensaiar alguma música deles tem que ser varias vezes para chegarmos a algo que seja “apresentável”, mas nunca chegamos a alcançar o mesmo efeito da banda mesmo… um trabalho único e muito bem executado e muito abençoado por Deus
Agradeço a Meu Deus e a Nossa Senhora de Nazaré por tudo o que sou e por sempre estarem ao meu lado nas minhas vitorias e nas derrotas.Deus é tão incrivel que consegue falar atraves das musicas dos anjos e espero poder comprar esse cd que com certeza está maravilhoso,tanto que a musica me marque na historia simplesmente se transformou no HINO NACIONAL DA MINHA VIDA COM A CANÇÃO QUE FOI PRODUZIDA TO TEU CORAÇÃO ME FAÇA SER LUZ DIFERENTE DO RAIO DE SOL QUE SE ESCONDE A NOITE ME MOSTRE OS CAMPOS MINADOS ONDE PASSAREI O DISCERNIMENTO DO QUE OUVIREI ME MARQUE NA HISTORIA PRA QUE RECONHEÇAM TUA GLÓRIA!
Anjos de resgate,e tudo de bom,ouco todos os dias…Deus os abencoe
Tudo que Augusto Cezar relatou é a mais pura verdade. Adquiri o CD nesta semana e não consigo parar de ouví-lo por me sentir em oração em cada canção. Tenho certeza que isso não está acontecendo somente comigo pois quando é Deus quem fala através das canções ou de qualquer outro trabalho que O tem como foco principal a cura, a libertação, a conversão, a misericórdia, a salvação é certa. Obrigada Anjos de Resgate por permitirem que o próprio Deus realize a obra por meio da arte de vcs.