Eraldo Mattos fala sobre Encontro de Marketing

Eraldo Mattos

Eraldo Mattos, fundador da Codimuc

Entre os dias 7 e 10 de junho, a CODIMUC será uma das atrações do 15º Encontro de Marketing Católico (EMC), no Rio de Janeiro (RJ). Juntamente com o Pe. Joãozinho, SCJ e a cantora Maria do Rosário, os profissionais da gravadora vão realizar o seminário paralelo sobre Música e Eventos Católicos.
Fundador da CODIMUC, o músico Eraldo Mattos falou sobre a importância do encontro e também sobre alguns temas que serão discutidos durante o evento.

1 – Qual a importância do Marketing Católico?

Eraldo Mattos – Toda instituição tem que ter uma preocupação, de maneira especial, com o Marketing dela, como está apresentando a sua imagem, como está fazendo isso funcionar.
No meio católico, é o Espírito Santo quem faz o marketing da Igreja. É ele quem nos impulsiona para que nos preparemos melhor, no sentido de melhorar a nossa comunicação com o mundo e,consequentemente, tornar a nossa evangelização mais eficaz.

Então, na verdade, nós estamos buscando justamente aprimorar essas técnicas e aprendendo a evoluir como grupo católico, como uma instituição que respeita e que tem continuidade.

2 – Como surgiu o convite para  participar do EMC?

Eraldo Mattos - Certo dia, eu estava conversando com o (Antônio Miguel) Kater – fundador do Instituto Brasileiro de Marketing Católico (IBMC) – de quem sou amigo há muitos anos. Estávamos partilhando sobre os eventos católicos e começamos a perceber que o pessoal que organiza eventos e os artistas católicos são “ilhas” muito distantes. Eles não trocam informação, não partilham sobre o assunto. E quando o fazem, é sobre algo muito segmentado, um caso muito específico. Por exemplo, um determinado evento que tem certa tendência, mas não conversa com quem promove eventos paroquiais.
Primeiro de tudo, faltava uma troca ampla de informações. Segundo, faltava uma orientação. Não que fosse determinar o que é o certo e o que é o perfeito. Não. Mas tudo na Igreja Católica vem da partilha, da experiência, da maturidade que está se conseguindo.
Então, durante essa conversa, a gente pensou: “por que não reunir, nesse congresso de marketing, pessoas que organizam eventos católicos, que fazem shows, músicos, técnicos e até profissionais do meio secular que gostariam de trabalhar com eventos católicos?”. Então assim nasceu a primeira idéia, uma sementeira que com certeza vai dar frutos.

3 – Qual o objetivo da participação da Codimuc nesse evento?

Eraldo Mattos - A Codimuc tem tudo a ver com isso, porque sempre foi muito ousada.  Primeiro porque o slogan dela, praticamente desde o início, é “Música Católica de Qualidade”. Então, em tudo o que tem a ver com música, catolicismo e qualidade, a gente está lá.
A Codimuc é ousada por partilhar coisas assim em um congresso. Muitas desses assuntos são segredos profissionais, que muitas empresas têm. Como o nosso patrão é Deus, ele não liga muito que a gente revele os segredos da empresa (risos). E a gente não tem dúvida sobre isso, porque cada vez que a gente partilha o presente é porque Deus está colocando os nossos olhos no futuro.  Então a Codimuc está partilhando coisas que ela está fazendo no presente ou que fez há pouco tempo. E seguimos adiante.
A idéia é partilhar nossas experiências na produção de DVD, como são feitas as negociações entre empresas, onde envolve interesses seculares e religiosos. A Codimuc vai mostrar uma radiografia daquilo que é e do que faz.

4 – A quem se destina o seminário e concretamente o que é essa radiografira?

Eraldo Mattos - Eu gostaria verdadeiramente que o encontro fosse transmitido, via internet, para o Brasil inteiro, mas o objetivo do encontro em si ainda não é esse. Então eu peço encarecidamente às pessoas que fazem festa da paróquia, aqueles responsáveis por organizar os shows, os promotores de grandes eventos, muitos católicos que estão trabalhando na área de eventos, de shows, de comunicação, que venham participar. Vamos tratar sobre tudo o que envolve a produção de um evento, como divulgar, como captar recursos, sonorização, iluminação e cenário, etc.
E também os músicos, os artistas… Que venham aprender um pouco sobre o outro lado, que é a organização de eventos. E também aprimorar suas informações sobre como fazer um CD corretamente, como não engavetar um CD. Para quem tem um pouco mais de estrada, como produzir um DVD, como não entrar em roubada (risos), como adequar os recursos que se tem à produção que se quer. Então é uma gama de coisas que a gente vai tentar explorar nesses dias em que estaremos juntos.

Esta entrada foi publicada em NOTÍCIAS e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>